Pingüins-de-magalhães reencontram o mar

Luis LopesBrasília, 06/10/08

“No dia de São Francisco, protetor dos animais, e no Dia Internacional dos Animais, os pingüins-demagalhães que foram trazidos de Salvador/BA pelo Ibama, pelo Instituto de Mamíferos Aquáticos – IMA
e pelo Instituto for Animal Watching – IFAW num avião Hércules, da FAB, a Rio Grande/RS, encontram novamente o caminho de casa.

Eles foram soltos no último sábado (04), por volta de 13h, na Praia do Cassino, a maior praia em extensão do mundo, com 145 km de área contínua. Dos 399 pingüins vindos da cidade baiana, foram liberados 362. Os 37 restantes ainda estão sob observação e devem ser colocados no mar em breve. Ao todo, foram soltos 381 animais, pois já havia 15 no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos – CRAM, órgão que recebeu e tratou das aves em Rio Grande. Foi a maior liberação desses animais no Brasil até hoje.

Ficaram em Salvador, na sede do IMA, cerca de 70 pingüins. Eles não puderam viajar, pois estavam com problemas de impermeabilização nas penas. Isso faz com que a água penetre na pele e cause hipotermia. Os que se recuperarem serão soltos em outra ocasião e aqueles que não puderem mais ir ao mar, serão destinados a zoológicos e outras entidades que cuidam de animais.

A operação de soltura dos pingüins-de-magalhães foi coordenada pelo Ibama e contou com o apoio do IMA, IFAW, FAB, Exército Brasileiro e Petrobrás. Cerca de 1.600 pingüins chegaram à Bahia desde março. Metade morreu de fraqueza ao chegar à praia. Os outros que faleceram durante o período de recuperação estavam muito fragilizados.

Durante alguns dias, o CRAM irá monitorar a praia, mas espera-se que os pingüins encontrem a corrente
marítima que os levará de volta à sua região de origem. Eles vivem da costa sul da Argentina até o México.”

Fonte: ASCOM IBAMA Foto: Luis Borges

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: