Maior desmatamento individual já registrado pelo Ibama

Brasília, 30/10/08

O Ibama no Piauí autuou Gilmar Chinelli Pereira, por desmatar a corte raso, sem autorização, 11.673 hectares de cerrado na localidade de Serra do Quilombo, no município de Bom Jesus, a cerca de 200 km da capital Teresina. A multa aplicada foi de R$ 5.836.500,00. O auto de infração do Ibama está pendente de julgamento, e o autuado tem direito à defesa.

Esse é o maior desmatamento individual registrado no Sistema de Cadastro de Arrecadação e Fiscalização-Sicafi, que existe desde 2006, onde são cadastrados todos os autos de infração lavrados pelos fiscais do Ibama. O autuado tem contra si outros três autos de infração do instituto por desmatamentos, e dois deles lavrados em 2005, estão sendo cobrados judicialmente.

Os fiscais foram ao local e constataram a área destruída. A multa foi encaminhada ao autuado pelo correio no dia 17/10. A Superintendência do Ibama no Piauí encaminhou representação ao Ministério Público Federal, para abertura de ação contra o autuado na Justiça.

O superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, determinou que as atividades na área sejam embargadas, apesar dela ter sido adquirida por um “terceiro de boa fé”, e lamenta que “ainda existam pessoas que tem coragem de desmatar uma área desse tamanho, apostando na impunidade”.

Fonte: ASCOM IBAMA

3 Comentários

  1. BETO MAZZOCCO said,

    novembro 14, 2008 às 6:04 pm

    O PROBLEMA MAIOR É QUE ELE DESMATOU O QUE NAO ERA DELE, EX: ENTROIU DENTRO DA MINHA PROPRIEDADE E COLOCOU TUDO ABAIXO. MAIS O TESTO ACIMA DIZ QUE A FAZENDA FOI ADQUIRIDA POR UM TERCEIRO DE BOA FÉ, GOSTARIA DE SABER QUAL O NOME DO TERCEIRO DE BOA FÉ.

  2. Letíca Barcelar Alves said,

    outubro 21, 2009 às 8:26 am

    O site não mostrou nada que eu pedi.

  3. José Júnior said,

    janeiro 5, 2010 às 7:01 pm

    O fato é que esse cara aí é um dos maiores grileiros de terras no estado do Piauí…todo mundo sabe disso e muitos não fazem é nada….para ele fica tudo bem.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: